Perguntas Mais Frequentes (pelas crianças) 

Pergunta: Por que as pessoas tocam nas partes privada de uma criança?
Resposta:  Há várias razões pelas quais as pessoas machucam crianças, algumas pessoas foram vítimas de abuso na infância e dão continuidade ao ciclo de machucar os outros. Algumas pessoas têm problemas com bebida, droga ou raiva e é por isso que machucam crianças. A principal coisa a ter em mente é que é errado machucar crianças, e é por isso que devem sempre falar para alguém a fim de conseguirem ajuda. 
 

Pergunta: Por que as pessoas tocam nas partes privada de uma criança? 
Resposta:  Existem também várias razões que levam as pessoas a abusarem sexualmente de crianças, muitas que machucam crianças foram abusadas, e é por isso que é importante falar, já que essas pessoas precisam de ajuda e tratamento para que consigam melhorar e deixem de magoar crianças. 

Pergunta: O que devo fazer se ninguém acreditar em mim? 
Resposta: Se você falar para alguém que não acredita em você - então fale para outra pessoa e continue falando até que alguém acredite em você.

Pergunta: Se eu contar, o que vai acontecer?

Resposta:  les vão ter de reportar que você está sendo machucado. Alguém vai vir e falar com a sua família. Verão se é seguro você ficar em casa, ou se precisa de ir para outro lugar onde possa ser mantido em segurança. 

Pergunta: O que devo fazer se eu disser NÃO!! e eles não pararem? 
Resposta:  Se não pararem quando você falar não - grite muito alto por alguém que possa ajudar você, ou se souber que tem gente por perto que vai vir e ajudar. Se ninguém estiver por perto, então vá e fale para alguém assim que estiver em segurança. 
 

Pergunta: O que devo fazer se eles falarem que me vão machucar a mim ou à minha família, se eu decidir contar?
Resposta:  As pessoas que abusam de crianças não querem que os outros saibam o que estão fazendo, então podem tentar e ameaçar você ou alguém da sua família e falar para guardar segredo. Você precisa ser muito corajoso e falar para alguém sobre o seu problema. 
 

Pergunta: O que devo fazer se a pessoa abusadora for o meu irmão ou irmã? 
Resposta:  Fale para seus pais e, se eles não escutarem você, fale na escola ou para alguém da lista de pessoas que nós falámos.

Pergunta: Eles vão ficar irritado se eu contar?
Resposta:   Nem sempre, mas sim, eles podem ficar com raiva, mas você ainda assim precisa de ter coragem e falar, para que essa pessoa pare de machucar você ou tocar nas suas partes privadas.

Se você suspeita de abuso infantil, ligue para Child Protective Services e obtenha conselhos.
Eles vão ouvir suas preocupações e agir em seu nome se uma criança estiver em perigo.

Vamos manter as crianças seguras!

Brazil, Angola, Mozambique, Portugal, guinea-Bissau, Equatorial Guinea, Macau, Cape verde, Sāo Tomé and Príncipe

Escrito e animado por:-  Chrissy Sykes
Gostaria de agradecer a Sheila Maria Prado Soma e Lucia Williams pelas canção traduções