Meu Corpo é Meu Corpo

Eu gostaria de apresentar para vocês o Programa O Meu Corpo é Meu Corpo. É um musical animado e gratuito na forma de um Programa de Prevenção Contra o Abuso Infantil, que oferece uma abordagem diferente acerca desse difícil assunto, falando sobre ele com divertimento, animação e canções para entoar. 

As consequências do abuso infantil para a criança afetada, e para a sociedade como um todo, são consideráveis, e a educação é uma das melhores formas para prevenir que isso aconteça, ou, se a criança já estiver em uma situação abusiva, para que ela tenha informações sobre o que fazer e a quem recorrer, a fim de conseguir alguma ajuda.

 

Quanto mais precocemente ensinarmos as crianças sobre o tema da “Segurança do Corpo” melhor, e eu sei que esse programa funciona em crianças com idade acima dos 3 anos, já que eu o apresentei com enorme sucesso a mais de 350,000 crianças nos Estados Unidos. 

 

A beleza do Programa Meu Corpo é Meu Corpo é que ele pode ser ensinado a qualquer pessoa. Assistentes sociais, professores, prestadores de cuidados diários, pais, prestadores de serviço pós-escolares, organizadores de esportes clubísticos e muitos mais. É simples, notável e abre canais de comunicação acerca do tema do abuso, que é extremamente importante. 

“Como você pode falar com crianças sobre o tema do abuso infantil?” 
A maioria dos adultos não gosta de falar sobre o tema do abuso, e só o pensamento de abordar as crianças de uma forma positiva pode ser algo assustador. As músicas divertidas incluídas nesse programa permitem que as pessoas se envolvam com as crianças de uma forma simples e positiva.  

Porquê música?As músicas são também uma forma maravilhosa para que crianças recordem aquilo que lhes é ensinado, já que os temas são interativos. Estou certa de que todos se lembram, por pouco que seja, de músicas que aprenderam em crianças, essas músicas e mensagens acompanharão as crianças e também serão uma excelente base para futuras lições de vida. 
Um estudo com crianças, publicado na Revista de Terapia Musical, revela que a música e a aprendizagem de novas canções estão relacionadas com uma autoimagem mais positiva e um melhor desenvolvimento da autoestima, ajudando a que as crianças se sintam melhor com elas mesmo. 

Como usar esse programa:

Mantenha ele divertido - 

As músicas são animações divertidas e positivas, introduzidas por uma personagem de desenho animado chamada Cynthie. Cante, faça movimentos manuais, dance, faça qualquer coisa para que a mensagem se torne inesquecível. 
 

Mantenha ele simples - 

As crianças não precisam saber detalhes “profundos” sobre o abuso, você só precisa de dar três simples regras para elas: 
 

1. Ninguém deve magoar você
2. Ninguém deve tocar você nas suas partes íntimas 
3. Ninguém deve tirar fotos das suas partes íntimas 
4. Se você tiver um problema fale com alguém 
5. Não guarde segredo se alguém ferir ou tocar em você nas suas partes privadas
 6. Conte para alguém se você estiver se sentindo intimidada

 

Mantenha ele positivo -

O principal objetivo é capacitar as crianças para que elas se sintam positivas sobre o seu corpo, e seguras com o fato de saberem que precisam de falar com alguém, se houver algum problema. 

É boa ideia escrever uma carta ou fazer um desenho sobre a sessão após cada aula, pedindo às crianças um desenho sobre o que foi falado e cantado, ou talvez elas possam escrever alguma coisa que tenha acontecido com elas ou que considerem preocupante. 


Você vai conseguir alguns comentários interessantes nas cartas: 

“Não toque nas minhas coisas !!” 

“Pessoalmente, eu nunca foi abusada, mas a minha irmã mais nova foi. Ela contou para a minha mãe depois de ver seu programa” 

......Ou algo como essa foto (à direita) de uma menina de 5 ano de idade, cuja situação depois foi investigada. 

Se você suspeita de abuso infantil, ligue para Child Protective Services e obtenha conselhos.
Eles vão ouvir suas preocupações e agir em seu nome se uma criança estiver em perigo.

Vamos manter as crianças seguras!

Brazil, Angola, Mozambique, Portugal, guinea-Bissau, Equatorial Guinea, Macau, Cape verde, Sāo Tomé and Príncipe

Escrito e animado por:-  Chrissy Sykes
Gostaria de agradecer a Sheila Maria Prado Soma e Lucia Williams pelas canção traduções

 

Follow Us
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon

On My Body is My Body we offer a Free Musical Child Abuse Prevention Program.

Our international child abuse prevention program contains activities to teach child abuse prevention to children all around the world.

Our goal is to educate as many children as possible to say NO to any type of abuse.

©2019 by My Body Is My Body - Child Abuse Prevention Programme - South Yorkshire, England